Inteligência e eficiência na sua linha de montagem manual e repetitiva

Inteligência e eficiência na sua linha de montagem manual e repetitiva

Inteligência e eficiência na sua linha de montagem manual e repetitiva

A montagem manual e repetitiva pode levar a uma série de problemas e prejuízos para as empresas, especialmente na indústria automotiva e de manufatura. Alguns dos desafios associados à montagem manual e repetitiva incluem:

  1. Produtos defeituosos, retrabalho e custos adicionais de reparo: A natureza repetitiva do trabalho manual pode aumentar o risco de erros de montagem, mesmo com trabalhadores experientes.
  • Lesões e problemas de saúde dos trabalhadores: Trabalhos repetitivos podem levar a lesões musculoesqueléticas. Além disso, a repetição constante de movimentos pode causar fadiga e estresse, impactando a saúde física e mental dos trabalhadores
  •  Baixa produtividade e eficiência: A montagem manual muitas vezes é mais lenta e menos eficiente do que a automação. Isso pode resultar em menor produtividade e capacidade de produção, o que pode afetar negativamente a rentabilidade das empresas.
  • Custos de retrabalho e garantia: Produtos com defeitos resultantes da montagem manual podem exigir retrabalho ou reparo, aumentando os custos de produção e os custos de garantia para a empresa.
  • Multas e penalidades: Em setores regulamentados, como a indústria automotiva, erros na montagem manual podem levar a não conformidades com os padrões de segurança e regulamentos governamentais.

Um exemplo notável relacionado a erros na montagem manual ocorreu com a Ford Motor Company em 2020. A Ford emitiu um recall para cerca de 2,5 milhões de veículos nos Estados Unidos devido a um problema com os interruptores de ignição. O problema resultava em um defeito que podia fazer com que o veículo fosse ligado repentinamente ou desligado enquanto estava em movimento. Isso ocorreu devido a um defeito na montagem manual dos interruptores de ignição.

Os interruptores de ignição defeituosos representavam um risco de acidente, uma vez que poderiam desligar o motor do veículo inesperadamente, privando o motorista de energia de direção assistida e freios assistidos. Isso poderia levar a uma perda de controle do veículo e aumentar o risco de colisões.

A Ford identificou o problema através de relatórios de consumidores e investigações internas. Após confirmar que o defeito estava relacionado à montagem manual dos interruptores de ignição, a empresa emitiu o recall para corrigir o problema em todos os veículos afetados, realizando a substituição dos interruptores de ignição defeituosos.

O caso destaca como erros na montagem manual podem ter sérias consequências, todavia, todo este prejuízo pode ser evitado com a Solução trazida com exclusividade para o Brasil pela Macnica DHW, a Retrocausal.

Esta plataforma monitora em tempo real as estações de trabalho da montagem manual e repetitiva. Com isso, passa a identificar se o processo executado é o correto, otimizando o controle de qualidade.

Solução Inteligente para o Treinamento dos colaboradores

Utilizando Inteligência Artificial, a Retrocausal orienta o colaborador em tempo real para minimizar os erros de montagem manual e repetitiva.

Na imagem abaixo, você pode ver o sistema da Retrocausal rodando e alertando o colaborador sobre um cabo que não foi conectado como deveria. Inclusive, os alertas podem ser feitos de diversas formas, por exemplo, mostrando no monitor/display em frente ao operador, um dispositivo de iluminação, alerta sonoro ou um projetor multimídia.

A Retrocausal funciona como um par de olhos extras na linha de montagem manual e repetitiva. Assista o vídeo.

Com uma única câmera, um computador e inteligência artificial, a solução da Retrocausal permite o monitoramento constante e a detecção de erros na montagem manual e repetitiva.

Além disso, emite alertas imediatamente ao identificar possíveis falhas, como por exemplo, o esquecimento de apertar um parafuso ou conectar um cabo, garantindo assim a precisão, qualidade da produção e o controle de qualidade.

Este tipo de erro na montagem manual e repetitiva pode ser mais comum do que se pensa, principalmente no início do treinamento de um novo colaborador ou ao final de uma jornada exaustiva de trabalho, ocasionando retrabalho ou até mesmo a perda do produto, sem falar no prejuízo.

Além de evitar esses problemas, a solução de inteligência artificial da Retrocausal possui um ótimo custo-benefício (ROI), pois acelera o treinamento e garante um alto nível de qualidade dos produtos que passam pela montagem manual e repetitiva.

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre esta solução que age diretamente no controle de qualidade do seu produto.

Você pode se interessar também por este conteúdo: Visão computacional e inteligência artificial podem transformar o seu negócio

Para saber mais sobre a solução da Retrocausal e outras tecnologias  da Macnica DHW que irão contribuir para aumentar a eficiência da sua produção, fale conosco!! Temos acesso ao que há de mais inovador no mercado.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.