Seu produto eletrônico com conectividade Wi-Fi e certificação Anatel

Seu produto eletrônico com conectividade Wi-Fi e certificação Anatel

Seu produto eletrônico com conectividade Wi-Fi e certificação Anatel

 

Para que o seu produto eletrônico com conectividade Wi-Fi tenha a certificação Anatel, você pode contar com a Macnica DHW e os módulos da Espressif.

Sim, a certificação Anatel é obrigatória para produtos de telecomunicações comercializados e utilizados no Brasil. De acordo com a legislação brasileira, estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todos os produtos eletrônicos para telecomunicações devem ser certificados e homologados pela Anatel antes de serem comercializados ou utilizados no país.

Isso inclui produtos que utilizam conectividade Wi-Fi, como dispositivos eletrônicos, roteadores, modems, smartphones, tablets, entre outros. A certificação Anatel garante que esses produtos atendam aos requisitos técnicos e regulatórios estabelecidos pela agência, garantindo sua conformidade com as normas locais de segurança, interoperabilidade e uso do espectro eletromagnético.

Portanto, para que um produto seja comercializado legalmente no Brasil e utilizado em conformidade com as regulamentações locais, é necessário obter a certificação Anatel.

E a Macnica DHW pode ser o seu parceiro neste processo!

Temos muitos anos de experiência no desenvolvimento e certificação de produtos eletrônicos com conectividade, somando mais de 500 mil produtos eletrônicos rodando em campo, como, por exemplo, o SAT Paulista e o SAT Ceará (MFE), que são Sistemas de Autenticação Fiscal.

Módulos Espressif com conectividade Wi-Fi e Bluetooth com certificação Anatel

Se você está desenvolvendo o seu produto eletrônico que precisa ter conectividade Wi-Fi ou Bluetooth ou ambos, com certeza já pensou em utilizar os módulos de conectividade da Espressif que se destacam no mercado pelo seu ótimo custo-benefício, complementou o Gerente Comercial da Macnica DHW, Clodoaldo Labritz.

Além disso, muitos módulos Espressif já possuem a certificação Anatel, o que acelera o processo do seu produto eletrônico.

Dentre os módulos Wi-Fi da Espressif certificados pode citar:

  • ESP32-S3-WROOM-1    
  • ESP32-C3-MINI-1
  • ESP8684-MINI-1U          
  • ESP8685-WROOM-05   
  • ESP8685-WROOM-07
  • ESP32-PICO-V3-ZERO    
  • ESP32-WROOM-32D
  • ESP32-SOLO-1

ESP32-S3-WROOM-1 é um poderoso módulo Wi-Fi + Bluetooth LE com microcontrolador (MCU) integrado que possui uma CPU Dual core, um rico conjunto de periféricos e fornece aceleração para computação em rede neural e cargas de trabalho de processamento de sinal. É a escolha ideal para uma ampla variedade de cenários de aplicação relacionados à IA + Internet das Coisas (AIoT), como detecção de wake word e reconhecimento de comandos de fala, detecção e reconhecimento de rosto, casa inteligente, aparelho inteligente, painel de controle inteligente, alto-falante inteligente, entre outros.

ESP32-C3-MINI-1 é um módulo Wi-Fi e Bluetooth LE de uso geral. Este módulo apresenta um rico conjunto de periféricos e um tamanho pequeno, o que o torna a escolha ideal para casa inteligente, automação industrial, saúde, eletrônicos de consumo, entre outros.

 

ESP8684-MINI-1U é um módulo Wi-Fi e Bluetooth LE de uso geral. O rico conjunto de periféricos e um tamanho pequeno tornam este módulo uma escolha ideal para casas inteligentes, automação industrial, saúde, eletrônicos de consumo, etc. Com consumo de energia ultrabaixo, o módulo ESP8684-MINI-1U é especialmente adequado para controle de luz (incluindo lâmpadas, painéis, interruptores, etc.), sensores e eletrodomésticos. Você pode escolher diferentes tamanhos de memória Flash de acordo com os cenários de aplicação para criar a solução IoT mais econômica.

O módulo ESP8685-WROOM-05 é baseado no ESP8685 e pode ser montado na superfície de uma placa PCB ou conectado a uma placa PCB por meio de conectores de pinos. Possui 5 GPIOs e suporta UART, SPI, I2C, LED PWM, I2S, RMT, entre outros.



 

O módulo ESP8685-WROOM-07 é baseado no ESP8685 e pode

ser soldado verticalmente a uma placa PCB. Possui 3 GPIOs e suporta UART, SPI,

I2C, LED PWM, I2S, RMT, entre outros.

 



ESP32-PICO-V3-ZERO é um módulo Espressif para conectividade com a Alexa (ACK). Ele fornece uma maneira fácil para os clientes criarem dispositivos compatíveis com Alexa sem se preocupar em gerenciar serviços em nuvem, escrever uma Alexa Skill, criar aplicativos de telefone ou desenvolver redes complexas e firmware de segurança. ESP32-PICO-V3-ZERO é baseado em ESP32-PICO-V3, um dispositivo System-in-Package (SiP). Ele fornece funcionalidades completas de Wi-Fi e Bluetooth com tamanho ultrapequeno, desempenho robusto e baixo consumo de energia.

ESP32-WROOM-32D integra ESP32-D0WD. Ele é direcionado a uma ampla variedade de aplicações, desde redes de sensores de baixa potência até tarefas exigentes, como codificação de voz, streaming de música e decodificação de MP3. Módulo não recomendado para novos projetos.

ESP32-SOLO-1 é um módulo MCU poderoso e genérico Wi-Fi + BT + Bluetooth LE que atende a uma ampla variedade de aplicações, desde redes de sensores de baixa potência até as tarefas mais exigentes, como codificação de voz, streaming de música e MP3 decodificação. Módulo não recomendado para novos projetos.

 

São vários módulos da Espressif para atender ao mercado brasileiro de produtos eletrônicos com conectividade Wi-Fi e Bluetooth.

Para fazer a melhor escolha, conte com o time de desenvolvedores da Macnica DHW, nós analisamos o seu produto eletrônico como um todo e indicamos o módulo que melhor atende ao seu projeto!

Além disso, podemos realizar todas as etapas de certificação Anatel, a nossa experiência levará o seu produto mais rápido para o mercado.

Sobre a Macnica DHW:

A Macnica DHW é operação na América do sul do Grupo Japonês Macnica Inc., que é o maior Distribuidor de Semicondutores do Japão, e o 5º maior do mundo. O Grupo Macnica possui equipes de desenvolvimento em soluções IoT, IA, Hardware e Software em vários pontos do globo. Nossa tecnologia avança para o seu negócio ir além. Com a gente, você tem soluções customizadas de acordo com sua necessidade. Leve essa e outras soluções que a Macnica DHW tem para o seu negócio.